Os 7 erros mais cometidos ao se criar nomes para empresas

Você tem uma empresa e quer criar um bom nome para ela? Está perdido e não sabe qual nome escolher? Calma, calma, irei te ajudar ensinando-lhe quais erros não cometer nessa fase. Se você souber o que não fazer já possuirá uma vantagem competitiva muito boa, sem contar que terá idéia do que fazer. Então vamos parar de papo e começar com as dicas.

OS 7 ERROS MAIS COMETIDOS AO SE CRIAR NOMES PARA EMPRESAS

 Nomes errados queimam sua marca

1 – USAR O PRIMEIRO NOME QUE VEM A CABEÇA

Sua tia, mãe, pai, filho palpitaram nomes no seu ouvido e dai você pensou: “OOOOooooo que legal esse nome”. CUIDADO COM ISSO. Você pode estar entrando na pior roubada da sua vida. Confesso que, um nome escolhido de forma errada detona a marca e sinceramente afunda qualquer estratégia de marketing.

Dica de arrebentar: Acesse o site da Rede Host e teste o nome na internet (veja se o domínio já tem dono), e pesquise junto ao inpi se a marca já possui registro. Pense também no posicionamento da marca. O nome deve refletir esse posicionamento. Um nome forte para empresa reflete sempre o seu posicionamento (não esqueça disso)

2 – NOMES LONGOS

Universo da Beleza da Mulher Moderna. Imagine um nome desses na sua empresa. O site seria www.universodabelezadamulhermoderna.com.br. Você iria digitar isso corretamente? As possibilidades de erros são inúmeras, tanto na web quanto na pronúncia.

Nomes grandes não são facilmente gravados na memória, tem difícil pronunciação, possuem nomes para internet (domínios) complexos demais para serem decorados. FUJA DISSO COMO O DIABO FOGE DA CRUZ (não sei porque usei esse ditado, acho que foi o primeiro que veio em minha mente, mas tudo bem é por aí mesmo a idéia)

3 – NOMES DIFÍCEIS DE PRONUNCIAR

Esses dias estava fazendo um serviço para um cliente que tem um salão de beleza e vi um produto interessante na prateleira. Peguei o mesmo e  observei o nome schwarzkopf, pensei: “PQP. Como se pronuncia isso?”

Se você não sabe pronunciar o nome de uma empresa ou produto, quem dirá escrever. O meu nome é Alessander Raker Stehling e sempre que o digo a pessoas que estão me cadastrando em algo elas ficam perdidas e me perguntam: “Como se escreve?” e até surgem brincadeiras como “HACKER” de computador ou “Estilingue”  (¬¬’  aff) mas tudo bem. A questão que quis mostrar aqui é que, NOMES DIFÍCEIS DE PRONUNCIAR VÃO FERRAR SUA MARCA. Acho que você me entendeu. Escolha um nome de fácil pronuncia e pense nessa pronuncia para pessoas de outros países caso pense em expandir a marca.

4 – NOMES GENÉRICOS E NÃO EXCLUSIVOS

Eu já falei sobre isso mas vale a pena repetir. Cuidado com nomes que não conferem exclusividade. A diferenciação da concorrência começa primariamente na escolha do nome. Ponto do espetinho é um nome legal  para empresa? Isso te lembra o que ? Espetinho né? Você iria no ponto do espetinho comer uma pizza? Provavelmente não, não é mesmo?! Alem desse problema temos outro. Se você pesquisar na internet irá encontrar diversas empresas com o mesmo nome (cada uma em uma cidade). Se pensa em expandir a marca e criar franquias da mesma dê um nome exclusivo a sua empresa. CRIE LOGO UM NOME EXCLUSIVO E NÃO GENÉRICO.

Como criar um bom nome para empresas?

5 – USAR O PRÓPRIO NOME

Se o seu objetivo for criar uma marca em torno da sua imagem eu lhe aconselho fortemente a utilizar o seu nome, porém, se o seu objetivo não for trazer fama a sua pessoa não vale a pena fazer assim. Imagine a seguinte situação: Luiz é famoso em sua cidade. Todos o conhecem por ser um homem educado, generoso, ordeiro e perfeccionista. Eles adoram ir ao “Restaurante do Luiz” pois lá sabem que serão bem atendidos e a comida de qualidade. A marca “Restaurante do Luiz” cresceu e ele pensa em lançar uma franquia em outro estado. Na outra cidade (do outro estado) também temos um famoso Luiz. Ele é conhecido por ser o maior traficante da parada. Ameaça moradores e faz medo até na polícia. Por coincidência do acaso, o nosso amigo do “Restaurante do Luiz” resolveu abrir sua franquia no mesmo ambiente de influência do “Luiz traficante”. E aí, você já imaginou que isso vai dar merda não vai?

O tempo passa e o Luiz do restaurante não vê sua franquia dar lucro. Ele se pergunta: “O que estou fazendo errado? O modelo de negócios é o mesmo em ambas as cidades. Fiz pesquisa de mercado e contratei consultores. Gastei uma fortuna nisso para nada “

É amigo, não crie o nome da sua empresa desta forma.

6 – NÃO PENSAR NA SONORIDADE.

Alguns nomes soam brilhantemente mal e em outros casos eles podem ter má sonoridade na língua estrangeira, mas, em seu país, serem lindos. Quando sua marca vai para outro país fica sendo motivo de chacotas e piadinhas.  Para solucionar isso, aconselho você empreendedor a buscar uma consultoria de nomes, pois cometer esse erro seria imperdoável.

Erros ao se criar nomes para empresas

7 – TER SIGLAS SEM SENTIDO

” – Qual é o nome da sua empresa?

– É BF Empreendimentos.

– Poxa legal.

– Bruna e Fernando empreendimentos

– 😥

Em Belo horizonte, São paulo e outros estados vemos o nome Supermercados ABC e muitas vezes esse ABC está ligado a preços baixos em legumes, frutas e verduras pois isso lembra o CEASA (onde se vendem esses produtos baratos). Eu não incentivo esse nome pois não é exclusivo, porém é menos mal do que um que não tenha motivo algum para estar ali. Se vai colocar uma sigla que ela seja útil pelo menos (um exemplo é a sigla BR). NÃO JUNTE A INICIAL DO SEU NOME E O DO SEU SÓCIO NO NOME DA SUA EMPRESA. Me poupe 😐

LIÇÃO

Criar bons nomes para empresas não é tarefa fácil porém com esforço, estratégia e consciência dos erros acima você poderá escolher um bom nome para a sua instituição. Cuidado para não cair em algum dos erros acima pois isso será imperdoável (pelo seu cliente pois, para você, seriam gastos e mais gastos de dinheiro para mudar o nome no futuro. É até melhor criar uma nova marca)

Recomendo que leia estes artigos para ampliar seus horizontes neste sentido.

Como escolher o nome da minha empresa?

Na hora de batizar a minha empresa que nome devo escolher

Compartilhe conosco o nome que você escolheu para sua empresa.

Um abraço querido empreendedor e obrigado por ler este artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15 votos, média: 4,60) Qual a sua nota para este artigo? Vote e compartilhe-o com os amigos!

Loading...

Alessander Raker

Consultor de Marketing, autor e palestrante. Acredito que todos podemos alcançar o sucesso se internamente tivermos muito Amor, Garra e Persistência. Sou apaixonado pelo ser humano e pela vida.

Website: http://www.alessander.net/

23 Comentários

  1. Pingback: Na hora de batizar a minha empresa que nome devo escolher?

  2. Pingback: Como escolher o nome da minha empresa?

  3. gostaria de saber se voce teria alguma sugestao para nome fantasia de oficina, estava pensando em mais auto, so que ja existe. tedm outra sugestao.

    • Olá Agnaldo tudo bem? Dar um nome a uma empresa é algo a ser planejado e muito bem pensado. Recomendo que leia os 3 artigos que escrevi. Pesquise bastante no INPI e os domínios na Internet.Um abraço e volte sempre

  4. Está aí uma atarefa bem complicada, existem empresas com nomes estranhos demais, outras sem sentido demais, mas o mais comum são as siglas com as iniciais do nome. Ate´achava legal, mas depois de ler este artigo estou detonada.

    Excelente.
    Abraço.

    • Realmente Marilucia, tudo precisa ter um motivo. Siglas sem sentido não podem ser usadas em hipótese alguma ao se criar um nome para empresa. Que bom que o artigo lhe abriu seus olhos.
      Um abraço e volte sempre!

  5. Boa noite,estava cá eu procurando dicar de criação de nomes para finalmente poder abrir minha empresa. Li todos os seus artigos, e então fiquei super em dúvida do nome BRANDU, a muito tempo penso nesse nome e o acho legal. É realmente um bom nome para uma loja de roupas?Eu mesma confeccionarei as roupas.

    • Olá Graziele tudo bem?
      Não posso te dizer se o nome é bom ou não sem análise do público alvo, etc. Recomendo que você tenha isso em mente e principalmente analise como ficará o logotipo do seu nome

      OBS: Não gostei da sonoridade do nome.

      Um abraço

  6. Olá tudo bem?
    Estou abrindo uma empresa de pintura e lanternagem em Contagem MG e tudo que você disse não ser legal na escolha do nome foi o que tinha pensado em fazer, estou totalmente perdido na escolha, quero um nome forte e não ser apenas mais um nome simples no mercado, me ajude.

    • Olá Denilson tudo bem?

      Lancei 3 artigos falando sobre isso e os segredos. Dê uma lida por favor. Sei que vão te ajudar muito. Um abraço

  7. Roselaine Freitas Cons Palestrante

    Human Products Consulting – Humanproconsult

  8. amigo trabalho com design e Web e montei meu escritorio recentemente… escolhi o nome VISHNU pra o escritorio.. oq acha? alguns amigos meus n aprovaram pela pronuncia e escrita.. e me falaram q eu iria ter q explicar para mta gente pq esse nome e qual a historia dele.. porfavor me dê uma luz! rsrs

    • Nomes extremamente complexos como o seu trazem este tipo de problema. As vezes o nome nos agrada mas ele deve agradar principalmente o nosso público alvo. Cuidado. Um abraço.

    • Olá Idelma tudo bem? Dê uma lida nos 3 artigos que criei que tenho certeza que serão de auxílio para você. Um abraço.

  9. Eu tentei criar o nome do meu negócio com várias empresas e não fiquei satisfeito com nenhum. Acabei contratando uma agência chamada ZBRA, recomendo muito, os caras são muito profissionais e adorei o nome! O site é http://www.zbra.cc

  10. Oi, Alessander

    Estou montando uma empresa web de venda de streaming de áudio para rádios online, fm, am, etc.

    Estou quase certo do nome: VT Flux. Onde o VT vem do meu nome (Vitor) e o flux de fluxo de áudio que é o streaming. O que você acha? Ainda tenho dúvidas e outros nomes legais que planejei já tem dominio registrado :/

    • Olá Vitor tudo bem? O VT é desnecessário e ainda complicada a escrita do nome. Analise um pouco mais e nos informe. Um forte abraço e sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *