Como vender calçados na internet ou em casa ?

Que tal mudar de vida vendendo sapatos na internet ou em casa (entenda esse em casa como uma vendedora autônoma sem empresa fixa mas que vai na casa dos clientes vender os sapatos)? Talvez queira ter uma renda extra vendendo calçados, ou mesmo sustentar a família e é sobre isso que vamos falar agora.

De acordo com o e-bit o ramo de calçados pulou da vigésima sexta para a sexta colocação no ranking de produtos que mais vendem na internet. As mulheres são as que mais compram este tipo de produto enquanto os homens compram principalmente por necessidade (eu que o diga :( ). O potencial de crescimento deste mercado é gigante e se você pensa em ganhar uma grana extra em casa esta é uma boa pedida. Vamos a algumas dicas.

COMO VENDER CALÇADOS EM CASA OU NA INTERNET?

Modelo usando calçados femininos

1 – CONQUISTE A CONFIANÇA DO SEU CLIENTE

O primeiro passo para vender qualquer coisa (seja ela online ou não) é conquistar a confiança do seu cliente. As pessoas gostam de comprar de pessoas dispostas e que as ajudem a tomar a decisão (consultoria) e você deve se beneficiar disto.

DICAS GERAIS

Crie uma marca, dê um nome bacana para sua empresa (sim, nada de usar o seu nome para vender), faça seu cartão de visitas, use um linguajar adequado ao seu público alvo, tenha produtos de qualidade, crie seus diferenciais (atendimento personalizado, entrega rápida, visita a casa ou loja do cliente, etc) e principalmente, seja uma consultora de vendas e não uma vendedora. Se proponha a ajudar o cliente a resolver o problema dele (esse é o segredo das vendas nos dias de hoje).

NA INTERNET

Tenha um atendimento online sempre atento, um call center bem bacana (nada de barulhos caso a empresa seja em sua casa), invista pesado em um excelente website (não economize fazendo tranqueiras), invista em fotografias profissionais (nada de fotografar com aquela máquina falsificada e usar pano TNT como fundo das suas fotos)

EM CASA

A confiança se passa pela postura, uniforme, atendimento, prontidão, etc. Seja atenciosa(o), ouça mais do que fala e após ouvir apresente os modelos que atendem as necessidades do cliente. 

2- PROVADORES DE CALÇADOS – UM PROBLEMA

De acordo com a E-bit um dos grandes problemas que as vendas de calçados online enfrentam são os provadores. Mulheres e homens deixam de comprar seus tênis e sapatos porque não sabem se ele vai caber ou não nos pés. 

NA INTERNET

Algumas grandes empresas como Net Shoes, By Tennis, Dafiti, tem “solucionado” esse problema implementando 3 diferenciais

  1. Fotos grandes e de qualidade de diversas partes do produto (incluindo detalhes em ângulos diversos)
  2. Dados sobre as medidas padrões dos calçados. A dafiti ensina você a se medir (caso queira comprar roupas e acessórios) e a net shoes traz a medida dos pés em centímetros (é só o cliente pegar uma fita métrica ou trena e medir os pés) com a devida conversão para medida dos calçados. Que tal usar isso em seu site de vendas online?
  3. A  By Tennis, Dafiti e Net Shoes se propõem a devolver o produto gratuitamente, incluindo todas as despesas, caso o cliente fique insatisfeito (diferencial bacana para sua loja de tênis online) 
EM CASA
 
Algumas pessoas enviam diversos produtos para casa do cliente (e buscam depois de uma semana) para assim efetuar a venda (uma loja da minha cidade me envia duas vezes ao ano sapatênis para que eu experimente e compre). Como você já conhece a cliente, poderá enviar apenas o que ela gosta. Ex: Uma empresária que gosta de Scarpim discreto. Você enviara diversos Scarpins para ela e não apenas esse tipo de sapatos, mas também outros modelos que sejam discretos ( a palavra chave nesse caso é comodidade, garantia e que você conheça bem o cliente, ou seja, atendimento personalizado)

3 – FAÇA UM EDITORIAL 

Para aumentar as vendas online e em casa, alguns empreendedores tem feito editoriais de moda com modelos (da cidade ou não). Esses editoriais são distribuídos através de catálogos de produtos e imagens avulsas. OBS: Vídeos podem ser utilizados

NA INTERNET

Disponibilize imagens avulsas do seu catálogo de produtos em suas mídias sociais (facebook, twitter, pinterest, etc). Envie este catálogo a todos os contatos por e-mail e o disponibilize para download gratuito em seu site. Capriche na produção pois as vendas são garantidas

EM CASA

Se você for uma mulher ousada e com os pés bonitos utilize suas próprias imagens usando os sapatos em ambientes bacanas (nada de tirar foto em cima da laje ou no terreiro sujo de lama). Caso não seja ousada, crie um editorial com alguma modelo e vá em alguma gráfica e peça para fazerem folders com seus produtos. Após isso envie o mesmo a todos os seus contatos pelo correio. Faça isso regularmente e tenha vendas a rodo.

Sapatos diversos para mulher

4 – E-MAILS, SUA MINA DE OURO

Você deve ter o e-mail de cada cliente pois assim poderá vender mais a eles gerando renda tanto online quanto em casa a longo prazo.

NA INTERNET

Deixe campos em seu site para o cliente receber sua newsletter. Todos que compraram de você podem desejar receber seus e-mails, por isso capriche no visual dos e-mails (nada de contratar o sobrinho para fazer a newsletter), para isso contrate um designer para isso

EM CASA

Faça um ficha de cadastro na gráfica (de preferência) e na hora da venda peça o cliente para preencher a ficha. Tenha controle de todos os cliente e utilize o e-mail destes para efetuar vendas certas

5 – UTILIZE AS MÍDIAS SOCIAIS PARA FAVORECER AS VENDAS

Recomendo fortemente que você tenha um canal no you tube, um facebook e um twitter onde possa interagir com seus clientes. Neste caso as dicas são as mesmas para quem quer ter uma loja de calçados online ou vender sapatos em casa.

FACEBOOK – No facebook disponibilize fotos suas ou das modelos usando seus produtos e faça promoções (Dê descontos exclusivos para seguidores do facebook). Faça sorteios de produtos e cative seus clientes com imagens de coisas relacionadas ao produto. Ex: Se seu foco for mulher não poste apenas fotos dos seus produtos, mas coisas que as mulheres gostam como cabelo, coisas emotivas (aqueles gatinhos e bichinhos que elas falam “ooooooo que lindo”), frases de auto ajuda, etc. NÃO USE O FACEBOOK APENAS PARA VENDER, MAS ANTES PARA CRIAR RELACIONAMENTOS E GERAR COMPARTILHAMENTOS.

YOUTUBE – Crie um canal onde você irá postar seus vídeos e os vídeos das marcas mais famosas. Contrate algum profissional para fazer seus vídeos e utilize como estratégia patrocinar eventos de moda e desfiles. Filme e fotografe tudo e use isso a seu favor (exponha sem medo)

TWITTER – No twitter poste frases de auto ajuda, frases de impacto, dicas, fotos, vídeos, links para seu site e utilize-o como canal de relacionamentos

LIÇÃO

A venda de calçados é um ramo que cresce a cada dia e por isso vale a pena investir nesse nicho. Utilize as dicas acima e não se esqueça (em ambos os casos) de criar a sua marca, pois as pessoas preferem comprar da empresa Di’ Marinna do que da vendedora Dona Maria.

Comente com todos aqui no DESCONSTRUIR o que tem funcionado para você que vende calçados em seu e-commerce ou em casa. De qualquer forma temos mercado para todos, por isso, use as dicas acima para detonar.

Um abraço querido empreendedor e obrigado por ler meu artigo

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (19 votos, média: 4,42) Qual a sua nota para este artigo? Vote e compartilhe-o com os amigos!

Loading...

Alessander Raker

Consultor de Marketing, autor e palestrante. Acredito que todos podemos alcançar o sucesso se internamente tivermos muito Amor, Garra e Persistência. Sou apaixonado pelo ser humano e pela vida.

Website: http://www.alessander.net/

24 Comentários

  1. Gilberto Leitão de Paiva

    Valeuuuuu ótimas dicas, muito interessante , é pra sentar e refletir sobre as possibilidades.

    Valeuuuuuu Fuiiiiiiii ! ! ! ! ! ! ! !

    • Que bom que gostou Gilberto. As possibilidades realmente são inúmeras e busquei informar isso a todos interessados nesse nicho. Um abraço

  2. Pingback: 7 Negócios para você montar em casa

  3. Excelente artigo! O empreendedorismo digital realmente é um campo muito promissor, e quem se dedica a vender através da internet tendo os requisitos: honestidade, competência e determinação, com certeza recebe excelentes resultados de resposta.

    • Com toda a certeza Nayara. Essas características são importantíssimas para quem quer se dar bem na vida. Agradeço a visita e o comentário.

      Um abraço

  4. Sou revendedora de produtos via catálogos e outros, adorei seu artigo, ótimas dicas, já vendi alguns calçados pela internet e concordo com tudo que foi mencionado em seu artigo. Muito bom seu blog. Um super Beijo no coração e aguardo sua visita lá no meu blog. By Solange Nunes de Souza.

    • Que bom que tem gostado Solange :D. As dicas são baseadas em minha experiência e vivência como consultor de marketing. Agradeço o seu carinho e apoio. Um abraço e volte sempre

  5. OLA PRECISO DE AJUDA TO COMECANDO A VENDER CALCADOS NA MINHA CIDADE, JA ENCONTREI FORNECEDOR PARA CALCADOS FEMINIOS, MAS TO DESESPERADO ATRAS DE ALGUMA MARCA DE CALCADOS MASCULINOS QUE EU POSSA COMPRAR ALGUNS MODELOS E QUE ME POSSIBILITE TER UM CATALAGO COM TODOS OS MODELOS PARA QUE ASSIM OS CLIENTES POSSAM FAZER PEDIDO TBM….POREM KERO CALCADOS BACANAS POIS O NIVEL DOS MEU CLIENTES E BACANA!!!

    SE PUDER ME AJUDAR EU AGRADECO!!

    • Olá Roni. Não sei a sua cidade porém existem polos calçadistas muito interessantes em São Paulo e em Minas Gerais. Os seus próprios fornecedores de calçado feminino com certeza conhecem fornecedores bons de calçados masculinos. Pergunte a eles e avalie a possibilidade de viajar um pouco (são paulo ou minas) para obter produtos a baixíssimo custo

      Um abraço

  6. Olá para todos, acabamos de lançar uma plataforma online para edição e administração de lojas virtuais totalmente gratuita, nosso receita vem de comissões pagas pelos facilitadores de pagamento PagSeguro, BCash e Mercado Pago sem que para isso o lojista tenha acréscimo em suas tarifas. Outro ponto de destaque é a facilidade de uso da nossa plataforma, qualquer um, mesmo sem nenhum conhecimento consegue criar, personalizar e administrar sua loja com alguns cliques. Para os interessados, favor acessar nosso portal http://shopitos.com.br

  7. Muito construtiva suas dicas!! Me ajudou a desenvolver o pensamento que eu já tinha sobre as estratégias de marketing!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *