Como salvar a minha empresa da falência? 5 DICAS DE PRIMEIRA!!!

A quanto tempo sua empresa está no mercado? 

[  ] 1 ano

[  ] 5 anos

[  ] 10 anos

[  ]  15 anos

[  ] Herdei dos meus pais 

[  ] Sou o tataraneto na frente da instituição

Indiferente do tempo que você está na frente da empresa, uma hora ou outra uma crise iria se instalar. Talvez você pense em fechar as portas ou até em decretar a falência

Para que isso não aconteça você agora irá receber boas dicas que irão com certeza lhe ajudar a evitar a falência da sua intituição.

COMO SALVAR A MINHA EMPRESA DA FALÊNCIA?

Dicas para evitar a falência

1 – DEIXE A ROTINA E PENSE ESTRATEGICAMENTE

A hora chegou. Os problemas se instauraram. Uma hora isso iria acontecer. Você precisa pensar. Você precisa parar a sua rotina e pensar estrategicamente. NÃO FIQUE SENTADO EM SUA CADEIRA DE COURO. FAÇA ASSIM: Levante, pegue relatórios, entreviste os funcionários, converse com clientes antigos, contrate uma consultoria (em algumas situações isso se faz necessário) e esteja preparado para mudar.

2 – BAIXAR OS PREÇOS E CORTAR AS DESPESAS É A SOLUÇÃO?

Muitas empresas pensam logo em baixar os preços e cortar todos os custos. Concordo que cortar os custos é interessante, porém baixar os preços pode ser um “tiro no pé”. Se você está em crise, você deve analisar todos os fatores antes de tomar uma atitude, e provavelmente não é o preço que está impactando em seu crescimento e levando sua empresa a falência. FAÇA ASSIM: Volte uma dica e leia novamente a dica 1 

3 – SEJA CORAJOSO E TOME ATITUDES

Atitudes deverão ser tomadas. As vezes se faz necessário demitir pessoas (sei que é ruim mas infelizmente em alguns casos isso se faz necessário). Deixar do jeito que está ou tentar colocar um pano quente não é a solução. FAÇA ASSIM: Ouça muito, mas ouça mesmo. Ouça o cliente, funcionários, questione, faça pesquisas, não fique no achismo porque isso pode sim “quebrar sua banca”

4 – RESTAURE OS VALORES DA MARCA

Vários anos atrás sua empresa apareceu no mercado e diversos clientes se identificaram com os seus valores. Mas será que hoje esses valores morreram? Ex: A loja veste bem era a loja com o atendimento mais rápido e atencioso. Com o tempo essa cultura mudou e hoje todos estão estressados e os clientes já não vão mais a loja. Neste exemplo percebemos que o maior diferencial da marca (inventada) “VESTE BEM” se perdeu. Os fatores que levam a essa perda são diversos, porém o importante é reverter o mais rápido possível isto, porque senão tudo irá por água abaixo.

5 -INVISTA EM RELACIONAMENTOS

Algumas marcas passaram por crises e investiram pesado em relacionamentos. A starbucks por exemplo quando estava em crise e quase quebrando, criou o site MYSTARBUCKSIDEA e passou a OUVIR o cliente. Eles deram a sugestão de que fosse criado um cartão fidelidade, e assim foi feito e isso animou diversos deles. Eles também criaram um novo produto o VIA e isso alavancou as vendas. A DELL investiu nas redes sociais e descobriu diversos problemas (mal atendimento, etc) e rapidamente corrigiu as falhas. 

Invista em relacionamentos (as redes sociais podem ser usadas para isso), ouça e mude de atitude rapidamente

LIÇÃO

Se você parar, analisar, ouvir os clientes, restaurar os valores da marca, e investir em relacionamentos você vai sim conseguir sair dessa fase ruim. Para aumentar as vendas você precisa ajudar o seu cliente a comprar. Pense primariamente em relacionamentos e posteriormente na venda. 

E você querido leitor. O que tem feito para não deixar sua empresas entrar em falência ou o que fez para sair da crise

Um forte abraço e compartilhe conosco suas experiências

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,36) Qual a sua nota para este artigo? Vote e compartilhe-o com os amigos!

Loading...

Alessander Raker

Consultor de Marketing, autor e palestrante. Acredito que todos podemos alcançar o sucesso se internamente tivermos muito Amor, Garra e Persistência. Sou apaixonado pelo ser humano e pela vida.

Website: http://www.alessander.net/

5 Comentários

  1. FlavioJose

    Ótimas dicas Alessander. Minha empresa já passou por sérias dificuldades e tive que tomar a frente de algumas ações.

    • Realmente ficar para do não muda em nada a nossa situação não é mesmo?! Que bom que você agiu antes que as coisas piorassem.

      Volte sempre amigo. Um forte abraqço

  2. Muito boa as dicas, embora ainda eu não tive esse problema como empresário de micros blogs… Mais é uma leitura muito valiosa e importante pra quem se preocupa com sua empresa. O investimento em relacionamento é algo muito importante que deve estar presente não só nas horas ruins de uma empresa, mais talvez desde sua criação… Uma simples ideia do seu cliente ou até mesmo dos seus funcionários podem trazer boas oportunidades!

    Um abraço,
    Paulo.

    • Com certeza. A empresa só entra em crise no último minuto, antes disso ela poderia muito bem ter resolvido os pequenos pepinos e essas diquinhas são importantíssimas.

      Obrigado pela visita e volte sempre

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *